eTwinning_colcal_v2.png

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. Para mais informações, consulte o Portal eTwinning em https://www.etwinning.net/

coordenadora do projeto:
professora ANA PAULA CARDOSO

Foi em 2020 que a professora Ana Paula Cardoso se lançou nessa aventura europeia.

Depois de se ter inscrito no primeiro projeto, para o qual foi convidada, fez formação frequentando dois MOOC (massive open online course) sobre a plataforma eTwinning, que lhe permitiram desbravar esse mundo novo com mais confiança, segurança e conhecimento. A partir daí, nunca mais parou. Criou o seu primeiro projeto enquanto fundadora e considerou-a uma “experiência absolutamente fantástica!”.

No final desse ano letivo, estava determinada a embarcar noutros projetos e a envolver nestas dinâmicas criativas e dinâmicas de ensino-aprendizagem cada vez mais alunos. E assim tem sido.

Nas palavras da docente, o trabalho no eTwinning “é um círculo viciante, mas não vicioso: criamos projetos, descobrimos e experimentamos ferramentas digitais, partilhamos experiências com colegas de outros países da Europa, mas também vivenciamos o entusiasmo dos alunos, a sua abertura de horizontes e tudo isto com uma enorme vontade de fazer sempre mais e melhor!”

Projetos eTwinning desenvolvidos no colégio: