panorâmica

​Um pouco sobre a nossa História

A construção do edifício do Colégio começou em 1934, em terrenos cedidos pelas pessoas de Calvão, por iniciativa do primeiro pároco, o pároco António Martins Baptista, para organizar uma congregação que se dedicasse a obras sociais em favor do povo.

Em 1937 teve lugar a inauguração do edifício, ainda em construção, para dar acolhimento e preparação escolar, moral e religiosa a cerca de 54 rapazes.

Este edifício, em 1939, ficou ao abandono, ainda por concluir, uma vez que o Padre Baptista foi mudado para a paróquia de S. Caetano (Diocese de Coimbra).

Em 1960, o edifício foi recuperado, concluído e o Bispo de Aveiro, D. Domingos da Apresentação Fernandes inaugurou o Seminário de Nossa Senhora da Apresentação.

O Seminário, em 1975, sendo diretor o Padre João Mónica da Rocha, abriu as suas portas à frequência de alunos e alunas em regime de externato, juntamente com seminaristas.

Em 1985, o Colégio iniciou a sua actividade com o estatuto actual (escola com contrato de associação com o Ministério da Educação).