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PAA
2023-2024

Neste espaço, encontra as iniciativas previstas no Plano Anual de Atividades da escola.

01. Introdução

De acordo com o definido no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, o Projeto Educativo (PE), o Regulamento Interno (RI) bem como o Plano Anual de Atividades (PAA) constituem instrumentos do exercício da autonomia das escolas. O PAA constitui-se como o documento de planeamento que define, em função do PE, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução. O PAA é um documento flexível, podendo verificar-se a necessidade da sua reformulação ao longo do ano letivo, de modo a permitir a integração de iniciativas que surjam e que sejam consideradas pertinentes, desde que apresentadas e aprovadas em Conselho Pedagógico. Com o desenvolvimento das atividades previstas, pretende-se motivar os alunos para as aprendizagens, elevando os seus níveis de interesse e assiduidade e estimulando a sua participação, criatividade, autonomia e responsabilidade. Além disso, o PAA tem como propósitos contribuir para a criação de laços de identidade coletiva, hábitos de trabalho, de pesquisa e de entreajuda, que constituem alicerces da construção destas atividades que, singularmente, são a face visível da dinâmica do colégio.

02. Enquadramento do PAA

O PAA, enquanto instrumento nuclear de operacionalização do Projeto Educativo, deverá estar alinhado com as prioridades, os objetivos estratégicos e metas nele definidos. Deste modo, considerando os ímpetos e as linhas de orientação do PE do CDNSA para 2023-2026, é importante que este plano de ação esteja em consonância com essas propostas identitárias, procurando dar resposta à Visão, Missão, Valores e Princípios a alcançar. Assim dito, o PAA deverá abranger atividades dirigidas a todos os níveis de ensino e à comunidade educativa (alunos, docentes, não docentes, assistentes operacionais e famílias). É fundamental procurar a valorização de todos, enfatizando, essencialmente, a formação integral da pessoa e do aluno-pessoa-cidadão nas suas diversas dimensões, valorizando não só o domínio dos conhecimentos, mas também o domínio das atitudes, valores e capacidades, indo ao encontro do consignado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). As atividades a realizar devem contribuir para o desenvolvimento competências plurais, numa perspetiva de formação integral do aluno e de articulação com o currículo. Na medida do possível, é desejável que as atividades propostas no âmbito do PAA assegurem um trabalho largo, que dê resposta aos cinco eixos estratégicos propostos do PE: EIXO 1 - qualidade do ensino-aprendizagem; EIXO 2 - participação da comunidade educativa; EIXO 3 - inovação e a criatividade; EIXO 4 - hábitos saudáveis e sustentáveis; EIXO 5 - cidadania digital.

03. Objetivos do PAA

O PAA é uma das mais poderosas ferramentas que a escola tem para concretizar os seus projetos. As ações propostas devem ir ao encontro dos objetivos estratégicos determinados no PE. No âmbito do EIXO 1 - QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM OE1. Melhorar as percentagens de transição/aprovação por ano de escolaridade, tendo por base os resultados escolares do último quadriénio OE2. Melhorar as médias da “qualidade de desempenho” por ano de escolaridade, tendo por base os resultados escolares do último quadriénio OE3. Aumentar o número de alunos que integram o quadro de mérito académico PMPJMR OE4. Acompanhar e monitorizar o trabalho realizado no ensino profissional OE5. Obter, nas provas de avaliação externa, resultados iguais ou superiores às médias nacionais das provas finais e exames nacionais OE6. Dar respostas educativas eficazes aos alunos vindos do estrangeiro OE7. Aumentar a participação em Projetos internacionais No âmbito do EIXO 2 - PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA OE8. Melhorar a participação dos vários agentes da comunidade educativa nas tomadas de decisão relacionadas com o funcionamento do colégio. OE9. Continuar a estimular a participação dos encarregados de educação no acompanhamento da vida escolar dos seus educandos. OE10. Melhorar a participação dos vários agentes da comunidade educativa nas festas da comunidade educativa. OE11. Integrar no plano de formação do pessoal docente ações sobre metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem e sobre trabalho interdisciplinar e de articulação curricular. No âmbito do EIXO 3 - INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE OE12. a)Promover o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar e de articulação curricular numa perspetiva integradora do conhecimento. b)Reforço das metodologias ativas/interativas, dinâmicas de projeto, desafio criativos, maior valorização de instrumentos e técnicas de avaliação que promovam as aprendizagens. OE13. Incentivar a dinamização de atividades de enriquecimento curricular que suscitem a participação dos alunos e potenciem processos de inovação e criatividade No âmbito do EIXO 4 - HÁBITOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS OE14. Promover a educação para a saúde e hábitos de vida saudável na comunidade educativa OE15. Prevenir e reduzir comportamentos de risco OE16. Respeitar e preservar o meio ambiente e os recursos naturais OE17. Propor o cultivo da espiritualidade como um processo de autoconhecimento da pessoa toda e da sua ligação a todos e a tudo. No âmbito do EIXO 5 - CIDADANIA DIGITAL OE18. Capacitar os professores, os funcionários e os alunos para o uso das tecnologias digitais OE19. Promover a integração das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, cumprindo as orientações do Regulamento Interno

05. Conclusão

Este plano de atividades resulta de um trabalho participado, que envolve, na medida do possível, a reflexão e a participação de todos os elementos da comunidade, com uma clara incidência para o trabalho dos docentes, que são os impulsionadores da esmagadora maioria das atividades propostas. Há, neste trabalho, compromisso e corresponsabilização que pretende a melhoria das aprendizagens e do sucesso educativo, alargando as experiências educativas para além das atividades curriculares e a outros contextos e ambientes. O propósito é, em síntese, contribuir, às vezes com pequenos grãos de areia e outras com uma mão cheia de alguma coisa, para que cada aluno, sobretudo cada aluno, possa crescer em Graça e Sabedoria, como está desenhado na nossa identidade de escola. Para concluir, decalcam-se as palavras de Giuseppe Versaldi, atual prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica, no seu texto introdutório do Pacto Educativo Integral: “é urgente humanizar a educação, colocar a pessoa no centro e criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral.

06. Acompanhamento e supervisão do PAA

Compete à Equipa de Autoavaliação (EAAE) do CDNSA monitorizar, acompanhar e avaliar a concretização das atividades do PAA. Para o efeito, as atividades são propostas no programa Inovar PAA por cada proponente, sendo discutidas e aprovadas em Conselho Pedagógico (CP). Esse também será o lugar onde também se apresentará, sucintamente, a avaliação de cada iniciativa. No fim do ano letivo, a EAAE produz um relatório-síntese, que apresentará ao CP, para aprovação.

Plano

Anual de

Atividades



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outubro
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